
A comemoração do primeiro aniversário nossa confraria aconteceu em grande estilo, com exibição de slides, narrativas de viagem, discursos e uma bela rodada de carmenéres. A casa estava cheia. Ao todo, éramos 22 confrades e 7 convidados. Dos nossos confrades, apenas 4 estiveram ausentes: os nossos pupilos Normano e Ariana, e Edílson e Márcia. Foi, portanto, um momento de muita alegria, já que, naquela noite, além da comemoração em si, estava ocorrendo o reencontro de alguns confrades que não se viam desde novembro.
Depois de uma exposição de slides que mostraram alguns momentos marcantes do primeiro ano da Confraria, Aníbal disse belas palavras acerca do significado da confraria, da amizade que ela tem propiciado aos seus participantes, do desafio em manter vivo o grupo e, claro, do prazer de viver em contato com o(s) outro(s).
Em seguida, Susana e Nilson mostraram e comentaram de modo divertido uma pequena parte das milhares de fotos tiradas na viagem ao Chile que, como todos sabem, foi maravilhosa e uniu ainda mais o grupo.
E, por falar em Chile, logo teve início a degustação de carmenéres, que foi feita às cegas, em duas rodadas de quatro taças. E o grupo, com muita sapiência e segurança, mostrou que as aulas da Lis não foram vãs. De cara, reconhecemos que um dos vinhos estava estragado! Bom começo! Depois, definitivamente enterramos os reservados, já que o grupo, em sua maioria, reconheceu a falta de qualidades desses vinhos. E, infelizmente para os nossos bolsos, descobrimos que os vinhos de que mais gostamos eram os mais caros...
Quanto à organização do encontro, pedimos desculpas pelo atropelo de inscrições de convidados na última hora, pois, em virtude do carnaval e da viagem do Normano, tivemos maior dificuldade para nos comunicar e publicar os e-mails em tempo hábil.
Com relação à participação de confrades e convidados, lembramos que, com a saída natural de alguns confrades no ano passado e com a entrada de Cezar e Anthea, a confraria conta hoje com 26 confrades. A Lis acha que, para o trabalho dela fluir com melhor qualidade e todos poderem atuar no encontro de uma forma mais participativa e cômoda, esse é um bom número, e que deveríamos incluir convidados apenas quando houver confrades que não podem comparecer. Só que, para isso, precisamos nos organizar melhor, isto é, postar a chamada para a reunião com maior antecedência e confirmar ou não a ida com uma boa antecedência. Só assim haverá tempo suficiente para convidar outras pessoas, enviar e-mail à confraria informando o desejo de levar convidados, receber confirmação, etc. Deste modo, pedimos aos confrades que abram os e-mails, visitem o site e procurem confirmar a participação com cerca de dez dias de antecedência. Isso deverá melhorar a comunicação entre nós.
O próximo encontro ocorrerá no dia 4 de abril e o tema sugerido por nossa professora é uma uva muito saborosa, mas pouco conhecida, chamada Cabernet Franc.
Saudações a todos. Carpe Vinum!
contribuição do confrade William.