16 de abril de 2008

Queijos e Vinhos


Durante o friozinho de inverno, os queijos podem ser uma ótima opção de acompanhamento para bons vinhos. Veja as melhores combinações com vinhos:

Feta, Estepe e Mussarela
Estes e outros queijos frescos são muito apreciados em todo o país. Eles podem ser combinados com vinhos brancos, secos e com boa acidez.

Brie, Camembert, Cheedar, Requeijão
Estes e outros queijos maturados com massa mole ou fundidos combinam com vinhos brancos maduros, como Chardonnay, como também com tintos jovens ou maduros. Um camembert maduro pode até ser saboreado com uma boa champanhe.

Asiago, Emmenthal, Edam, Gouda, Gruyère, Queijo-de-minas curado e semicurado
Estes e outros queijos maturados de massa semidura combinam com tintos leves, no máximo de médio corpo, todos poucos tânicos. Também podem ser uma boa pedida, os vinhos secos como o Chardonnay (aromáticos e frescos). Os holandeses, Gouda, Edam e Asiago podem até ser consumidos com vinhos mais potentes como o Cabernet Sauvignin (tinto intenso e encorpado)

Roquefort, Gorgonzola e Provolone
Esses e outros queijos maturados de massa cozida com sabor complexo e picante combinam com vinhos tintos maduros e fortificados. Já o provolone pode ser associado com um tinto de médio corpo.

Matéria extraída do site Cybercook. Clique aqui para ler a reportagem completa!
Contribuição do confrade Normano