Queridos confrades:
Desculpem informarmos quase em cima da hora, mas, infelizmente, por motivos pessoais, a Lis não poderá comandar a degustação de vinhos uruguaios do próximo sábado, dia 08/maio. Por essa razão, fizemos uma alteração na programação:
convidamos para este evento um produtor de vinhos uruguaios, e assim pomos em prática agora essa ideia que já tinha sido discutida no último encontro como possibilidade futura.
Os produtores são proprietários da Vinícola Domínio Cassis (www.bodegacassis.com) e nos apresentarão
6 vinhos de seus vinhedos, entre eles um branco orgânico, o famoso tanat (uva representante do Uruguai), um cabernet franc, um delicioso fortificado, etc. Para nossa degustação, os vinhos serão comprados da vinícola e os proprietários não irão cobrar pela palestra. Se gostarem de algum vinho (e o fortificado é uma ótima dica!) poderão comprar após as degustações.
Embora estejamos acostumados com um modelo de encontro -- em que a Lis comanda as degustações --
será uma oportunidade interessante para conhecer os vinhos uruguaios, testar nossos conhecimentos, conhecer gente que trabalha diretamente com o plantio de uvas e produção de vinhos, conversar sobre uvas, terroirs, métodos de produção de vinho, etc.
Eis um resumo da Bodega Cassis:
Pioneira, de uma região de colinas, próximo a La Pedrera e La Paloma ao norte de Punta Del Este e a cerca de 250kms de Montevideo, denominada Rochas. Foi nesta região de solo pedregoso, baixa fertilidade, pouca chuva e boa drenagem, que o enólogo Juan Ferreri se uniu a Carlos Tomasi para, em 1999, plantarem o primeiro vinhedo e a base do que é hoje a Bodega Domínio Cassis. Distante apenas 10 kms do do Atlântico, se beneficiam das brisas marinhas constantes, para amenizar temperaturas refrescando as noites e ajudando na manutenção da saúde do vinhedo que tem manejo orgânico. Aqui se plantaram mudas de cepas com clones especialmente estudadas, selecionadas e totalmente adequadas ao tipo de solo existente na área. Resultado, um mix de parreirais de Cabernet Franc, Tannat, Cabernet Sauvignon e Syrah.
Esperamos contar com todos no próximo encontro e,
se houver alguma alteração em sua decisão, por favor queira nos comunicar assim que possível.
O horário continua o mesmo:
08/maio, 19h.
Abraços a todos.
Carpe diem! CarpeVinum!